segunda-feira, 22 de abril de 2013

Historico Anchieta


A história desta Instituição está ligada ao idealismo de seu fundador, o prof. Pedro Clarismundo Fornari que, em 8 de dezembro de 1941, liderando um grupo de professores, propõe a criação das Escolas Padre Anchieta, cujo patrono está ligado ao propósito educacional brasileiro. Sob esse ideal, tem início o funcionamento da escola, em 1942, com o antigo curso Propedêutico (Ginásio Comercial) e o Curso de Contador (atual Técnico de Contabilidade). Acompanhando o crescimento de Jundiaí e atendendo as necessidades de sua população, a direção das Escolas Padre Anchieta, em mais de 60 anos de atividades, tem oferecido à região cursos de alta qualidade.
Na educação infantil e no ensino fundamental, tendo como preocupação formar a base do desenvolvimento escolar, as Escolas Padre Anchieta vem trabalhando com um sistema já desenvolvido, reconhecido e respeitado no país - Sistema Positivo de Ensino - que objetiva a formação integral do aluno.
Quanto ao ensino técnico e profissional, as Escolas Padre Anchieta tornaram-se uma grande formadora de mão-de-obra especializada para o mercado da região. Os cursos técnicos em vigor são Informática e Química. As Escolas Padre Anchieta dispõem, também, do ensino médio regular, com estrutura didático-pedagógica elaborada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que oferece aos alunos sólida formação, necessária ao prosseguimento dos estudos em cursos do ensino superior.
A primeira faculdade de Jundiaí, a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas Padre Anchieta foi instalada por esta Instituição em 1966, tendo sido o marco inicial da criação de outras faculdades: em 1968, a Faculdade de Educação, na ocasião a terceira do gênero no país; em 1969, a Faculdade de Direito; em 1973, a Faculdade de Ciências e Letras; em 1987, a Faculdade de Psicologia e, em 1988, a Faculdade de Tecnologia.
Dando continuidade ao espírito empreendedor da Instituição e atendendo à demanda da região de Jundiaí, foram criados, no início da década de 80, os primeiros cursos de pós-graduação. Tais cursos destacam-se pela possibilidade de os profissionais retornarem ao ensino superior para atualização e aprofundamento de estudos, a fim de melhorar seu desempenho profissional.
São mais de 600 alunos, nos seguintes cursos de especialização “lato sensu”: Gestão Educacional, Ecologia e Educação Ambiental, Biotecnologia, Psicodrama Pedagógico, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil, Criatividade e Produção de Textos, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Administração Contábil e Financeira, Administração Empresarial, Administração de Recursos Humanos, Administração de Marketing e Direito Material e Processual do Trabalho. O centro de pós-graduação mantém, também, cursos de extensão. Atualmente, a Instituição oferece 36 cursos, desde a educação infantil à pós-graduação, possuindo mais de sete mil alunos matriculados, que contam com a melhor infraestrutura da região.